terça-feira, 26 de julho de 2011

UM PORCO VEM MORAR AQUI



Algumas histórias para crianças são bem interessantes e educativas. Uma delas é "Um porco vem morar aqui" da Brinque Book. O livro é lindo, com belíssimas aquarelas e um ótima história.
A história começa quando um porco vai morar em um condomínio e os outros moradores (uma raposa, uma galinha e um coelho) se mostram preconceituosos sobre o fato de um porco ir morar lá, afinal, um porco é um animal sujo e mal educado não é mesmo?
Durante a mudança do porco diversos acontecimentos demonstram o preconceito dos outros animais que nem sequer apuram os fatos, simplesmente determinam, aceitam, declaram e culpam o porco, (só poderia ser ele, quem mais?) quem deixou tudo sujo por onde passou e os outros animais tiveram que limpar toda a sujeira! 
Quando os animais sobem para reclamar com o porco, ele simplesmente sorri e não se deixa levar pelos insultos dos outros animais que só aí percebem que o porco (que só neste ponto passa a ter nome) é um cara muito legal e até mais asseado e educado do que todos eles (um deles era um doutor, imagine!).
É um ótima forma de falar de discriminação e preconceito com as crianças. 
Mas, indico este livro para os adultos. 
Adultos formam conceitos que se transformam em preconceitos, nas crianças. 
Adultos detestam tudo o que não conhecem, sentem-se ameaçados por qualquer um que seja diferente, de fora, que não esteja há anos "morando no Condomínio", que não tenha um atestado de "limpeza" dado pelo síndico. Adultos renegam todos que não são "da turma".
Leia o livro, somente no final dele você saberá o nome do porco. Isso deve fazer você pensar em quantas pessoas você já rejeitou sem ter ao menos ficado sabendo quem ela é de verdade.

"Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão". 
1 João 4:19-21
Os preconceitos provocam misérias na vida de muitas pessoas. Muitos vivem debaixo do peso do pecado, da dor, da angústia, e da insatisfação em suas vidas e além disso precisam suportar os dedos apontados para suas nódoas.
Mas quem não as tem? "Atire a primeira pedra".

Pior do que tudo isso é a mentira de chamar de irmão àquele que você detesta, critica pelas costas e fala mal. Pior é  fazer panelinhas, grupinhos que agregam poucos e excluem dezenas de iguais, simplesmente porque não pensam da mesma forma, não usam as mesmas roupas, maquiagens, sapatos, bolsas. Não têm os mesmos carros, não frequentam as mesmas academias e nunca passaram férias em outro país.
Porcos são estranhos. Fazem barulho quando comem, andam sujos, roncam e, claro, que vão fazer as mesmas coisas diferentes se entrarem na panelinha, não é mesmo?

Mas pasme, o porco pode te ajudar muito. Muitas vezes, exatamente porque você o excluiu e não se permitiu experimentar, viver, usufruir a convivência com ele, você perdeu alguém que poderia ser a solução de muitos problemas que você enfrenta.
Mas as pessoas são cheias de medo.
Medo de enfrentar o novo, o diferente, o que não é da turma. Medo de dar honra a quem merece honra, mas você não dará porque os amigos "maiores" não dão ao porco a honra que lhe é devida. Medo de assumir que o porco pode ser melhor, mesmo sendo um porco, e que sempre temos o que aprender com o outro. Este tipo de medo faz com que nos isolemos em guetos de intolerância e cinismo.

Com isso, trazemos julgamento sobre nossas próprias vidas, e se somos pais, estamos passando um péssimo modelo aos nossos filhos. Leia, UM PORCO VEM MORAR AQUI, talvez esta história te ensine algo fundamental. E lembre-se, você pode se
a raposa, a galinha ou o coelho.


5 comentários:

  1. ótima historia, e faz realmente revermos nossas atitudes e comportamentos, te amo ... Pra Sandra,

    ResponderExcluir
  2. PASTORA AMADA, TEXTO MARAVILHOSO, INTELIGENTE, DIGNO DE QUEM É USADO POR DEUS. AMO LITERATURA INFANTIL, TRABALHEI ANOS COM ELA. NÃO CONHECIA ESSE LIVRO, VOU PROCURAR POR ELE AGORA MESMO.
    UM GRANDE BEIJO.
    TE AMO
    REGINA

    ResponderExcluir
  3. Pastora vou comprar para ler com minha neta...talvez eu aprenda mais com os comentários dela do que ela comigo. as crianças de hoje são tão sábias!

    ResponderExcluir
  4. Pastora...linda...sempre nos ensinando!!! Adorei o livro e vou procurar tb!!! Um grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fazia muuito tempo q eu não passava por aqui...Amei o q eu li....Brigada tia...te amo
    vou visitar + vezes.. :*

    ResponderExcluir